Deus existe?
Logo no primeiro capítulo da Bíblia lemos: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” - Gn 1:26a (JFAA). Bem, se realmente foi Deus quem criou o homem, deve haver alguma evidência desse fato. Então vamos pensar um pouco sobre o assunto. Você já parou para considerar como funciona os mecanismos do corpo humano? Eu que passei quatro anos nos bancos da universidade estudando a Ciência biológica, posso lhe dizer: o corpo humano é uma “máquina” maravilhosa. E não precisa ter feito um curso superior em Ciências, Biologia ou Medicina para ter condições de identificar o que estamos afirmando. É a nossa experiência diária, cada um de nós usa um corpo como uma espécie de casa, revestindo a nossa alma, para podermos ter contatos com o mundo físico, é o que chamamos de nossa “casca”.
Pense um pouco, já observou quantas veias e artérias temos para levar o sengue que irriga todo o corpo, alimentando as nossas células? Que “bomba” é essa chamada de coração, que funciona sem está ligada a nenhum mecanismo externo, durante cem e até mais anos, sem nunca parar? E o que dizer então do nosso sistema muscular entre tantos outros? São uma infinidade de músculos para controlar instantaneamente todos os nossos gestos, expressões e movimentos. Será, que faz algum sentido, dizer que tudo isso poderia ser somente uma obra do acaso? Uma feliz coincidência somente? Será? Como o homem poderia surgir do nada e de uma forma tão perfeita?
Analisando a estrutura de uma molécula de DNA
Vamos sair da esfera macro do nosso corpo e vamos falar só um pouquinho da esfera micro. Então, vamos analisar o potencial existente em apenas uma molécula de DNA. Lembro-me de uma vez, que um gênio brasileiro chamado Dr. Enéas Ferreira Carneiro (1938 - 2007), foi para a televisão e falou de uma forma categórica, sobre este assunto e as pessoas simplesmente diziam que ele era louco. Meu amigo, meu irmão, o que aquele pequeno homem falava eram fatos já comprovados pela Ciência, e ele como grande visionário e polímata que era, se empolgava e falava abertamente, mas infelizmente, algumas pessoas por ignorância ou por maldade mesmo, não podiam entender e acompanhar o que ele dizia. Colocado esse parêntese, vamos retomar o nosso assunto. Para facilitar o nosso entendimento, vamos analisar o potencial existente em apenas uma molécula de DNA, começando com a linguagem orgânica e depois transformando as informações em linguagem binária.
Na linguagem orgânica, sabemos que o corpo humano, possui em média 10 trilhões de células. Cada célula dessas, possui 46 cromossomos e cada cromossomo, possui 5 bilhões de nucleotídeos. Cada nucleotídeo tem 4 bases nitrogenadas (A, G, T, C). Portanto, cada cromossomo, possui 20 bilhões de unidades de informações (Bits). Agora, usando a linguagem binária, podemos afirmar que cada letra, usa 1 Byte = 8 Bits (exemplo: letra N seja 01000001). Fazendo: 20 bilhões/8 Bits = 2,5 bilhões de unidades gravadas. Agora fazendo: 2,5 bilhões/6 letras (6 é uma média de letras para formar uma palavra) = 417 milhões de palavras. Veja quantas palavras! Agora vamos imaginar que cada página, comparta em média, 300 palavras. Então fazendo: 417 milhões/300 = 1,4 milhões de páginas. Sabendo que cada livro, é formado em média, por 400 páginas, temos então: 1,4 milhões/400 = 3,5 mil livros.
Explicando melhor a nossa linguagem
Veja quanta informação podemos armazenar em apenas um dos nossos cromossomos, não é uma maravilha? Agora, pense um pouco. A obra de alguém, sempre expressa a complexidade, as características e o tamanho do criador. Então, eu te pergunto, quem teria a capacidade para fazer uma obra dessas? Para ilustrar o que estamos falando, vamos usar uma situação real que observamos nos interiores do nosso imenso Brasil. Quem já não viu nessas regiões, uma casinha pequena feita de barro, com o teto quase tocando nas nossas cabeças? Eu digo isto, porque tive a experiência de viver a minha infância em uma casinha dessas. Portanto, sei muito bem o que estou falando. Quando você conhece a pessoa que construiu a casinha para morar, logo entende que, na verdade, a limitação e a simplicidade da obra, está no seu criador. A criação reflete as qualificações, o tamanho e a capacidade do criador. Agora, pense nas qualificações de quem criou a terra, o sistema solar e as galáxias que tendem ao infinito. Será que esse tal possui as qualificações para criar o homem?
Não estamos falando de todas as células do corpo humano, já pensou? Estou falando apenas em um cromossomo! Agora você já sabe por que o corpo humano funciona de uma forma tão esplêndida. Esclarecemos que as células sexuais só possuem a metade dos cromossomos (23 do pai + 23 da mãe = 46). Os cromossomos são os responsáveis por carregarem as informações genéticas do indivíduo e fazer o controle das atividades dos genes presentes nas moléculas. Também não estamos falando de todos os cromossomos! Já pensou? Os nucleotídeos são compostos por: açúcar, fosfato e base hidrogenada: A=Adenina; G=Guanina; T=Timina e C=Citosina (no RNA troca-se a Timina pela U=Uracila). Os nucleotídeos são os blocos construtores dos ácidos nucleicos, o DNA e o RNA. Um BYTE consegue armazenar apenas um caractere (letras, números, símbolos, pontuação, espaço em branco e outros caracteres). Chegando nas unidades de informações digitais, podemos dizer que cada palavra comporta, em média, 6 letras.
Olhando, diretamente para o homem, o que podemos perceber?
Veja que não estamos falando de um folheto ou livreto, estamos falando de livros médios padrão completos. Agora vamos só fazer um pequeno resumo para você poder observar a perfeição que é o nosso organismo. O corpo é uma maravilha (falando somente da parte física - tangível) que aprende com as reações que vamos tendo no dia a dia, diante de determinadas circunstâncias, e muitas vezes em alguns casos, a diversidade e os recursos são tantos, que não voltamos a repetir as mesmas reações durante toda nossa vida. Veja abaixo uma ilustração do homem tripartido e a seguir um pequeno resumo das principais reações do nosso organismo:
1- Comandado pela alma, o corpo possui sentidos requintados e de extrema eficiência e precisão;
2- A alma comanda e o corpo toma decisões imediatas e surpreendentes (as vezes surpreendemos até a nós mesmos);
3- Os sistemas do corpo são perfeitos e possuem: estruturas; “vias/ruas/avenidas”; sistemas; circuitos; comunicação instantânea entre as outras partes e funções;
4- Sem qualquer ligação com fonte de energia externa, o coração realiza em torno de 100 mil batidas por dia. Já pensou? E tem pessoas que vivem mais de cem anos, sem falar que antigamente os seres humanos viviam muito mais tempo;
5- O corpo e a alma formam um conjunto perfeito. O corpo não funciona sem o comando da alma (parte psicológica): mente; emoção e vontade;
6- Também possuímos uma parte especial, temos as funções de um espírito humano (parte intangível). A nossa conversa nesta série é principalmente relacionada com esta parte tão especial, e ao mesmo tempo desconhecida, do homem;
7- O nosso dilema, é que depois do pecado, passamos a sofrer influências positivas e negativas, uma verdadeira guerra entre a razão e a concupiscência. A resolução do problema passa necessariamente pelo funcionamento do espírito que foi amortecido pelo pecado.
Os atributos invisíveis de Deus
Bem, quando chegamos a essas alturas da conversa, geralmente aparecem aqueles mais materialistas, e a pergunta que surge é a seguinte: sim, realmente é impressionante, mas como posso crer naquilo que não posso ver e tocar? Nesse ponto, precisamos levar as pessoas a exercitar as funções do espírito humano para saírem da esfera meramente material e física. Veja que os atributos de Deus são invisíveis sim, mas podemos percebê-los por meio, das coisas que foram criadas. Então vamos ver o que o apóstolo Paulo escreveu aos romanos: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” - Rm 1:20 (JFAA).
É importante lembrar para as pessoas, que não somos formados somente pelo nosso corpo físico, como já podemos perceber, nós possuímos uma parte específica para contatamos, cada uma das três esferas do universo. O corpo (parte física) a alma (parte psicológica) e o espírito humano (parte espiritual, a esfera que temos a percepção da existência de Deus). Essa, é a razão pela qual, Paulo diz que os homens são indesculpáveis. Portanto, a existência de Deus pode ser percebida, tanto nas coisas que são visíveis, como nas invisíveis: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” - Hb 11:1 (JFAA). Quando exercitamos a fé, por meio do nosso espírito, percebemos e tocamos na substância das coisas que não vemos. Sim, estamos esperando, mas já temos a certeza e vai acontecer! Sim, é verdade que não vemos, mas já temos a convicção do fato. Portanto, a fé é o instrumento que substantifica as coisas do mundo invisível.